A cidade de Taperoá, no Baixo Sul, foi fortemente atingida por uma tempestade no final da tarde desta quarta-feira (18). Segundo relatos de moradores, durante cerca de 5 minutos, fortes ventos causaram prejuízos em vários imóveis em diversos pontos da cidade.
Um rastro de destruição foi deixado pelo que algumas pessoas estão chamando de ciclone (grande tempestade associada a ventos fortes com poder destrutivo), devido a força dos ventos que derrubou árvores e postes numa área que compreende a região da comunidade do Areial, passando pela sede e indo até próximo ao município de Nilo Peçanha.
Por volta das 18h30, a reportagem de Portal Baixo Sul, passou pela cidade de Taperoá e presenciou a cidade sem energia elétrica, com diversas árvores e telhados caídos e sem sinal de celular.
Funcionários da prefeitura foram vistos retirando os galhos das árvores e desobstruindo os acessos a cidade. Para se ter uma ideia da força da tempestade, até granizo chegou a cair, segundo relato de alguns moradores, danificando vários telhados.
Uma árvore Pau Brasil foi partida ao meio na Praça central da cidade.
Os danos causados pela força dos ventos chegaram à saída da cidade, sentido Nilo Peçanha, onde uma oficina mecânica teve o telhado e a fachada total arrancados.
O canteiro de obras do novo Colégio estadual, em andamento na cidade, ficou parcialmente destruído. Tapumes de proteção, o telhado do apoio aos operários e até o outdoor com as informações da obra, foram arrancados e arremessados a metros de distância.
Por causa da falta de sinal de celular e da falta de energia que ainda continuam, até o fechamento desta matéria, o Portal Baixo Sul não conseguiu falar com a Prefeita Kitty Guimarães.
Portal do Baixo Sul