Na noite desta segunda-feira (11), no bairro da Liberdade em Salvador, Adriano Meireles – pré-candidato a deputado estadual e que foi vereador da cidade por dois mandatos – reuniu um time calculado em 400 líderes apoiadores para apresentar o seu pré-candidato a deputado federal, o empresário e empreendedor esportivo Alipinho da Doce Mel.
“Reunimos líderes e formadores de opinião que vieram de bairros como Liberdade, Plataforma, Saúde, Castelo Branco, Coutos, entre outros. E, graças a Deus, sentimos força, entusiasmo e comprometimento com o nome de Alipinho”, descreve Adriano.
Alipinho, por sua vez, se disse grato com o que viu lá. “Agradeço a Adriano e a todos que estiveram presentes. O encontro foi muito bom e não me surpreendeu, sei que tenho como parceiro de caminhada um político respeitado e de muita credibilidade”, agradeceu.
No seu discurso, Alipinho destacou a sua bandeira principal: a geração de emprego através do fortalecimento dos pequenos empreendedores. “O que tenho que fazer no Congresso Nacional é ajudar as pequenas e microempresas a crescerem”, pontuou
Adriano e Alipinho estão abrigados no Solidariedade e vão de dobradinha em Salvador e na chamada RMS – Região Metropolitana de Salvador – além de municípios da região Sul da Bahia.
“Formamos um time de renovação, mas com nomes respeitados em todas as regiões da Bahia, nas mais importantes cidades, como Salvador, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Eunápolis, Jequié, entre outras”, revela Alipinho.
Estes nomes apostam na empreitada do Solidariedade na Bahia, partido que chamou para si o desafio de colocar novos nomes entre os ocupantes das 39 cadeiras de deputado federal destinadas a Bahia no Congresso Nacional e nos 63 assentos da ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia – e vem se intitulando o partido da renovação. Para renovar, foram selecionados e convidados pré-candidatos a partir de uma engenharia montada por Adriano, que também é vice-presidente estadual do Partido.
Por exclusão, como o Partido se propõe a renovar, nenhum de seus 104 pré-candidatos são portadores de mandato nas esferas estadual e federal. “Se você observar bem, são sempre os mesmos a ocuparem as vagas, seja na Câmara Federal ou na Alba e precisamos renovar”, avalia Adriano.
“E aqui não tem rabeira”, prossegue Adriano, explicando que rabeira são aqueles candidatos de enchimento, sem chances de vitória, mas que seus votos turbinam o coeficiente do partido nas eleições, fazendo ele conquistar mais vagas. “Isso, aqui no Solidariedade, não tem. Candidato aqui não faz escadinha, ele compete de verdade”, assegura.
Alipinho na Política:
Alipinho estreou na vida pública aos 45 minutos do segundo tempo da prorrogação dos prazos eleitorais, quando, em 2020, decidiu entrar na disputa pela cadeira de prefeito de Ipiaú
Não venceu na sua primeira viagem eleitoral. Mas, com seus 8.658 votos e o segundo lugar, assumiu timão da oposição em Ipiaú. Como sua campanha teve grande força nas redes sociais, ele ganhou inserção regional e passou a ser lembrado por lideranças em todo Estado da Bahia, para disputar uma vaga de deputado federal ou estadual. Entre eles, o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo; e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ambos do União Brasil.
Transformou-se numa liderança regional e aceitou o desafio. “Sempre ouvimos dizer que política não é ambiente para pessoas do bem, mas se as pessoas do bem não entrarem na política a situação que está ruim vai ficar pior”, costuma raciocinar o empresário. Aos 58 anos, Alípio Alves de Oliveira Júnior se divide na gestão das Indústrias Doce Mel, que tem unidades fabris em Pernambuco e na Bahia. Arruma tempo para tocar as 32 unidades do braço varejista delas: o Mercado DFábrica.
É ainda empreendedor esportivo, com o Doce Mel Esporte Clube, time da primeira divisão do campeonato baiano de futebol.
Ascom Alipinho