Alexandre de Moraes bloqueia contas, bens e pix de Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio integral dos bens do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), incluindo propriedades, contas bancárias e até a chave Pix. A medida foi tomada no sábado (19) e corre sob sigilo judicial.

A decisão está relacionada ao inquérito que apura a atuação do parlamentar nos Estados Unidos, onde Eduardo denunciou suposta perseguição política por parte da Corte brasileira. Com a ordem de bloqueio, ele está impedido de movimentar qualquer valor, inclusive o salário recebido como deputado, que ficará retido.

A medida, considerada uma “asfixia financeira”, busca interromper possíveis ações ilegais em andamento, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR). Para o órgão, Eduardo e o ex-presidente Jair Bolsonaro atuam para atrapalhar o curso do processo sobre a tentativa de golpe de Estado — ação que já está em fase avançada de julgamento no STF.

A ida de Eduardo aos EUA desencadeou reações diplomáticas, como a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto e a suspensão de vistos de ministros do STF, medidas adotadas pelo governo de Donald Trump.

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Eduardo confirmou o bloqueio:

“Alexandre de Moraes acabou de bloquear minha conta. Não vai encontrar nada. Pode prender meu pai, e ainda assim não mudarei minha conduta. Estou disposto a ir até o fim”, declarou.

Em outra decisão assinada no mesmo dia, Moraes alegou que o deputado intensificou suas ações ilícitas após a operação da Polícia Federal que teve como alvo Jair Bolsonaro, na sexta-feira (18). O ex-presidente, inclusive, admitiu em depoimento ter enviado R$ 2 milhões para manter Eduardo em solo americano, em uma articulação para influenciar o ex-presidente Donald Trump contra o STF.

Poder & Política.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito