Bahia – Operação sai às ruas para prender Binho Galinha; deputado não é encontrado

O deputado estadual conhecido como Binho Galinha (PRD) foi alvo, na manhã desta quarta-feira (1º), da Operação Estado Anômico. A ação, coordenada pela Polícia Federal e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão contra parlamentares e outras nove pessoas.

No momento, Binho é considerado foragido pelas autoridades, que emitiram um mandado de prisão preventiva contra ele. A operação já prendeu, até o momento, oito pessoas, dentre os quais estão a esposa do político, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho do casal, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Os dois já haviam sido presos em 2023, mas foram soltos em 2024.

A operação ocorre de forma conjunta entre Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Força Correcional Integrada (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar.

As autoridades estão cumprido mandados em três cidades, dentre as quais estão Salvador, Feira de Santana, onde os familiares do parlamentar foram presos, e São Gonçalo dos Campos. A operação ainda bloqueou R$9 milhões das contas bancárias dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa acusada de ser usada para lavar dinheiro. Além de Galinha, outro suspeito, que não teve a identidade revelada, também segue foragido.

A ação é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada contra o político em 2023, que investiga uma organização criminosa, liderada pelo político. Entre os crimes aos quais são acusados estão: lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.

Bahia.ba.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito