Bahia – PF cumpre mandados em bairros nobres de Salvador em nova fase da Operação Overclean

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, que apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas oriundas de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. A ação, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de servidor público nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Mata de São João (BA), além de Petrolina (PE) e Brasília (DF). As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na capital baiana, conforme apuração do site bahia.ba, mandados foram cumpridos em endereços de alto padrão, como o Edifício Holding Empresarial, na Avenida Tancredo Neves, e em outro condomínio de luxo no Horto Florestal. Segundo a PF, o grupo investigado atuava na manipulação de procedimentos licitatórios e no desvio de recursos destinados ao município de Campo Formoso (BA), mediante pagamento de propina. Também há indícios de tentativa de obstrução das investigações.

O STF determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper o fluxo de valores ilícitos e garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos. Os crimes investigados incluem organização criminosa, embaraço à investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Fase anterior mirou prefeitos e parlamentar baiano:

Na quarta fase da Overclean, deflagrada em junho, três prefeitos baianos foram alvos de busca e apreensão e tiveram o afastamento determinado pelo ministro Kassio Nunes Marques, do STF. As investigações apontam ligação direta dos gestores com o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que é investigado, mas não foi alvo de mandado na ocasião.

Foram afastados os prefeitos Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), de Ibipitanga, e Alan Machado França (PSB), de Boquira. O ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT), também foi alvo de busca.

A operação incluiu ainda a quebra do sigilo telefônico de Félix Mendonça Júnior e o afastamento de seu assessor parlamentar, Marcelo Chaves Gomes, que também teve mandado de busca cumprido. As apurações indicam um esquema de favorecimento em contratos públicos bancados com recursos federais.

Bahia.ba.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito