Luís Roberto Barroso toma posse como novo presidente do STF

O Ministro Luís Roberto Barroso, novo presidente do STF, apresentou as diretrizes para sua gestão à frente da corte nesta sexta-feira (29).

Diante do conflito com o Congresso, como o caso do marco temporal para demarcação das terras indígenas, aprovado pelos parlamentares e rechaçado pelo Supremo, Barroso reforçou que não existe crise entre os poderes.

Barroso afirmou que a questão do marco temporal ainda precisa ser sancionada pelo presidente da República e, se questionada no STF, irá se pronunciar.

Sobre questões polêmicas, como a interrupção da gravidez até 12 semanas de gestação, Barroso destacou a necessidade de discutir essa questão com a sociedade, inclusive no parlamento.

Sobre a descriminalização de drogas para uso pessoal, Barroso destacou que essa foi uma decisão do Congresso Nacional. Ele ressaltou que o Supremo apenas discute a quantidade que configura posse.

O ministro Luís Roberto Barroso também defendeu que seja regulado o uso das redes sociais, garantido um compartilhamento de receitas entre as plataformas digitais e as empresas de jornalismo.

O presidente do STF afirmou que já na próxima semana, na terça-feira, irá pautar uma das suas prioridades, que é a discussão das ilegalidades no sistema prisional do país.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Olindina – Após denúncia, MP veta reeleição antecipada de presidente da Câmara

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou o cancelamento da eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de

 

Bahia – Governador confirma Max Passos do PP no Detran e outras mudanças, confira

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou nesta terça-feira (12) a nomeação do advogado Max Passos para o comando do Departamento

  

Lula lança hoje (13) pacote bilionário para empresas afetadas por tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta nesta quarta-feira (13) um pacote de socorro às empresas brasileiras prejudicadas pelo