Ministério do Trabalho – Lista suja do trabalho escravo bate recorde

Duzentos e quatro empregadores foram incluídos na lista suja do trabalho escravo. Esta é a maior inclusão já feita na história, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre eles, está a Kaiser, cervejaria do grupo Heineken, identificada após ação fiscal em 2021, na cidade de Jacareí, em São Paulo, que envolvia 23 trabalhadores de uma transportadora prestadora de serviço.

Em nota, a empresa disse prestou todo apoio aos trabalhadores envolvidos para garantir que os seus direitos fundamentais fossem reestabelecidos. Além disso, assegurou medidas junto à transportadora, que não faz mais parte do quadro de fornecedores.

Nos últimos anos, 473 empregadores foram autuados. Dos 204 empregadores incluídos na lista suja em outubro, dezenove são acusados de manter trabalho semelhante à escravidão doméstica.

Os casos foram identificados, entre 2018 e 2023, em 24 estados e Distrito Federal. Minas Gerais lidera a lista com 37 casos, seguido de São Paulo, com 32; e Pará, 17.

Os trabalhadores foram resgatados, em sua maioria, em atividades de produção de carvão vegetal, criação de bovinos para corte, serviços domésticos e cultivo de café.

A vice-presidente da ANPT, Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho, Lydiane Machado e Silva, destaca a importância da lista suja

Ela explica ainda que a pandemia de Covid-19 deixou as pessoas mais vulneráveis economicamente, assim ficou mais fácil para aceitarem ofertas de empregos que não respeitam o direito trabalhista.

Entre 1995 e 2023, o país resgatou quase 62 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão. Apenas, neste ano, foram resgatas mais de 1.500 pessoas.

Fonte: EBC.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito