Prefeito de Cuiabá é afastado em ação por supostas irregularidades na Saúde

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado hoje da função por determinação da Justiça, em razão de investigações sobre supostos ilícitos na secretaria municipal de Saúde. O chefe de gabinete da prefeitura, Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente.

Em nota, Pinheiro disse que recebeu com surpresa a decisão e que está à disposição das autoridades (veja a íntegra abaixo).

A ação foi batizada de “Operação Capistrum” e os mandados foram cumpridos pelo MP-MT (Ministério Público Estadual do Mato Grosso) e a Polícia Judiciária Civil.

O MP informou que a Justiça também autorizou medidas de busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do prefeito e de sua esposa Marcia Aparecida Kuhn Pinheiro, Monreal Neto, da secretária adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e do ex-coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro. Monreal Neto e Ivone também foram afastados de suas respectivas funções. O UOL tenta localizar a defesa dos citados. O espaço está aberto para manifestação.

O Ministério Público informou ainda que as medidas são cautelares, mas não especificou quais seriam as supostas irregularidades porque o processo corre em segredo de justiça.

“Além da medida criminal determinada pelo Egrégio Tribunal de Justiça, o Ministério Público propôs, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos”, informou o MP.

Veja abaixo, na íntegra, a nota divulgada pelo prefeito:

“O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informa que recebeu notificação judicial na manhã de hoje (19) sobre investigação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Recebeu com surpresa decisão que gerou afastamento de suas funções em razão de apuração por contratação irregular de servidores da Saúde em Cuiabá.

Amparado pela transparência, o gestor púbico posteriormente irá se manifestar à população e imprensa.

Reitera que está à disposição das autoridades competentes e vai colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos. ”

Bastidores do Poder

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Bahia – Wagner descarta racha e diz que definição da chapa governista ficará para o fim do ano

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou nesta sexta-feira (30) que a definição da chapa governista para as eleições de 2026

 

Bahia – Senador Ângelo Coronel diz que não aceitará imposições políticas

O senador Angelo Coronel (PSD) foi enfático ao descartar qualquer possibilidade de ser candidato a vice-governador nas eleições de 2026.

 

Salvador – Bruno Reis reúne vereadores em um café da manhã em momento de unidade da base aliada após invasão à Câmara

Por sugestão do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), o prefeito Bruno Reis (União) reúne toda a