Projeto do senador Ângelo Coronel determina benefício da audiência de custódia apenas para não reincidente

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou Projeto de Lei para mudar o Código de Processo Penal e tornar obrigatória a audiência de custódia apenas nos casos em que o acusado não é reincidente ou tem bons antecedentes.

Hoje a audiência de custódia tem de ser feita em 24h sempre que a prisão for em flagrante.

Ela serve para o juiz analisar as circunstâncias da prisão e se houve excesso dos policiais.

A partir daí o juíz decide se concede ou não liberdade provisória ao preso. O problema, segundo Coronel, é que em muitos casos as audiências de custódia têm se mostrado um mecanismo de desrespeito aos agentes da lei.

“A palavra do criminoso ganha mais importância que a presunção de boa-fé da conduta dos agentes públicos, como se toda ação policial estivesse eivada de vícios ou excessos. As audiências de custódia têm servido então para reforçar aquela ideia de que a polícia prende e o judiciário solta”, alega o senador baiano.

Para Angelo Coronel, o mais grave é que grande parte dos presos levados a essas audiências de custódia são reincidentes, ou seja, já foram condenados.

Por isso, o objetivo do projeto é estabelecer que se o preso é reincidente ou responde a inquérito policial ou a ação penal (maus antecedentes) não haverá a necessidade de audiência de custódia.

O mecanismo só seria utilizado para os “presos novatos”, ou seja, aqueles que não são reincidentes e que têm bons antecedentes.

Dessa forma, segundo Coronel, evita-se “expor policiais ao constrangimento de ter suas ações questionadas por quem, vez por outra, é preso e promove sensação de fragilidade do sistema”.

Informe Baiano

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Saiba quem é a cotada para assumir a Casa Civil no lugar de Rui Costa

Prestes a deixar o cargo para disputar o Senado, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), surge como principal

 

Trump diz que gosta de Lula após presidente brasileiro criticar americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse durante entrevista a jornalistas na tarde desta terça-feira (20) querer que o

 

Bahia – Definição sobre possível candidatura de Duda Sanches a deputado federal deve sair na sexta-feira (23)

O vereador de Salvador Duda Sanches (União Brasil) pediu às lideranças que apoiavam seu pai, deputado estadual Alan Sanches (União