STJ anula condenação de Delúbio Soares na Lava Jato

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas anulou a condenação do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares em uma ação da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro. A decisão aconteceu na sexta-feira (3).

Ribeiro Dantas concluiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para processar e julgar as acusações contra Delúbio e mandou o caso para a Justiça Eleitoral, segundo o Metrópole.

 “Concedo a ordem, de ofício, para reconhecer a competência da Justiça Eleitoral para o julgamento da Ação Penal, determinando a remessa dos autos à Justiça Eleitoral. Reconhecida a incompetência da Justiça Federal, devem ser considerados nulos os atos decisórios, ressalvada a possibilidade de ratificação pelo juízo competente”, diz a decisão do magistrado.

Com isso, todas as decisões, inclusive a que condenou Delúbio Soares a seis anos de prisão em regime fechado, foram anuladas. Agora, o processo deve recomeçar, mas em esfera eleitoral.

A Lava Jato acusou Delúbio Soares de orientar o empresário Natalino Bertin, proprietário do frigorífico Bertin, a lavar R$ 12 milhões. O montante foi obtido pelo pecuarista José Carlos Bumlai com o Banco Schahin no ano de 2004.

Bahia Noticias

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Brasil – Presidente nacional do PT comenta suposta ausência de Lula nas eleições

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, reforçou nesta quinta-feira, 9, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

 

Bahia – Após janela, veja quem são os principais candidatos para ALBA

Com o fim da janela partidária, os deputados federais e estaduais já definiram seus destinos. Levantamento do Informe Baiano aponta

 

Bahia – José Ronaldo anuncia chapa da oposição na Bahia na próxima segunda em Feira de Santana

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, fará nesta segunda-feira (30/03) o anúncio oficial da chapa de oposição ao