Wenceslau Guimarães realizou sua 7ª Conferência Municipal de Saúde e 1ª de Saúde Mental

A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, realizou a sua 7ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência de Saúde Mental, no dia 24 de março. O principal tema abordado foi: “Os enfrentamentos do SUS em uma Pandemia”.

Seguindo a temática da saúde mental, assuntos diversos foram avaliados por cerca de 300 participantes que prestigiaram o evento, no Salão Paroquial.

O prefeito Kaká, o vice-prefeito Misael Vidal e secretários municipais também prestigiaram a programação. Assim como, a Filarmônica Amigos da Música, que encantou os presentes com uma bela apresentação.

“Desde 90, este é o espaço que a sociedade tem para dizer às instâncias governamentais, suas opiniões e maiores necessidades enquanto usuários do SUS. O prefeito enfrentou dois anos de pandemia, e quero aproveitar para dizer em público, o orgulho e a satisfação que tenho pela forma como o senhor conduziu sua equipe e respeitou o dinheiro público, visando sempre o bem-estar da população”, ressaltou o secretário de Administração, Vailson Silva.

O prefeito Kaká lembrou que a Saúde é tripartite: “Ou seja, ela só funciona em um município se tiver a parceria com a União e o Estado. Os recursos financeiros ficam nos cofres da União para cobrir seus gastos e, também, serem repassados aos Estados. O Estado, por sua vez, realiza o repasse aos municípios, responsáveis por colocar em prática as políticas públicas do setor. Por isso, a importância de estarmos alinhados e legalmente corretos. O que nos permite realizar cada vez mais ações e programas em prol da saúde da nossa população”.

Saiba mais sobre as Conferências:

“A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS” tem sido o tema central tratado nacionalmente.

A partir disso, quatro eixos têm sido pautados pelas secretarias municipais e conselhos de Saúde. São eles: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós- pandemia.

Fonte/fotos: Ascom PMWG

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Bahia – Deputados trocam acusações por fala polêmica de Jerônimo sobre bolsonaristas

Um embate acalorado marcou a sessão desta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após o deputado estadual Leandro

 

Brasil – Câmara aprova projeto para ampliar número de deputados de 513 para 531, Bahia continuaria com os mesmos 39

A Câmara aprovou, na noite desta terça-feira (6), um projeto de lei complementar que prevê aumentar a quantidade de deputados

  

Léo de Neco se notabiliza como uma grata novidade na política Baiana

A pré-candidatura do ex-prefeito de Gandu, Léo de Neco (Avante), à Assembleia Legislativa da Bahia ganhou novo destaque neste domingo