Wenceslau Guimarães realizou sua 7ª Conferência Municipal de Saúde e 1ª de Saúde Mental

A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, realizou a sua 7ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência de Saúde Mental, no dia 24 de março. O principal tema abordado foi: “Os enfrentamentos do SUS em uma Pandemia”.

Seguindo a temática da saúde mental, assuntos diversos foram avaliados por cerca de 300 participantes que prestigiaram o evento, no Salão Paroquial.

O prefeito Kaká, o vice-prefeito Misael Vidal e secretários municipais também prestigiaram a programação. Assim como, a Filarmônica Amigos da Música, que encantou os presentes com uma bela apresentação.

“Desde 90, este é o espaço que a sociedade tem para dizer às instâncias governamentais, suas opiniões e maiores necessidades enquanto usuários do SUS. O prefeito enfrentou dois anos de pandemia, e quero aproveitar para dizer em público, o orgulho e a satisfação que tenho pela forma como o senhor conduziu sua equipe e respeitou o dinheiro público, visando sempre o bem-estar da população”, ressaltou o secretário de Administração, Vailson Silva.

O prefeito Kaká lembrou que a Saúde é tripartite: “Ou seja, ela só funciona em um município se tiver a parceria com a União e o Estado. Os recursos financeiros ficam nos cofres da União para cobrir seus gastos e, também, serem repassados aos Estados. O Estado, por sua vez, realiza o repasse aos municípios, responsáveis por colocar em prática as políticas públicas do setor. Por isso, a importância de estarmos alinhados e legalmente corretos. O que nos permite realizar cada vez mais ações e programas em prol da saúde da nossa população”.

Saiba mais sobre as Conferências:

“A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS” tem sido o tema central tratado nacionalmente.

A partir disso, quatro eixos têm sido pautados pelas secretarias municipais e conselhos de Saúde. São eles: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós- pandemia.

Fonte/fotos: Ascom PMWG

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Léo de Neco recebe apoio do prefeito de Coração de Maria

O prefeito de Coração de Maria, Kley Lima (Avante), declarou publicamente apoio ao projeto político liderado pelo ex-prefeito de Gandu,

  

ACM Neto propõe cotas estaduais em universidades da Bahia e governo Jerônimo rebate

Em mais uma ofensiva contra o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao

 

Brasil – Alcolumbre mantém silêncio sobre 6×1 e oposição tenta preservar escala

Seis dias após aprovação na Câmara, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019, que acaba com a escala 6×1,