STJ autoriza retorno de Maurício Barbosa ao cargo de delegado da Polícia Federal

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes determinou que o ex-secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, e a ex-chefe de gabinete da pasta, Gabriela Macedo, possam retornar aos cargos de delegados da Polícia Federal e Civil, respectivamente.

Os dois foram afastados na última fase da Operação Faroeste, que apura esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia. De acordo com o G1, que teve acesso a decisão, as defesas dos dois delegados alegaram ao STJ que há prejuízo com o afastamento e pediram a revogação das medidas cautelares.

Ainda no documento, elas afirmaram que não existiram razões para a determinação de busca e apreensão domiciliar, baseados em “argumentos genéricos e insubsistentes” do Ministério Público Federal (MPF). O órgão federal opinou pelo indeferimento do pedido dos investigados. Assim, o ministro Og Fernandes considerou que era possível autorizar o retorno dos delegados aos cargos, já que as irregularidades estão atreladas aos vínculos com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Tanto Maurício Barbosa como Gabriela Macedo seguem proibidos de acessar as dependências do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), de usar serviços do Poder Judiciário baiano e manter relações com servidores.

Bahia.ba

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

Base governista no Senado questiona reenvio de indicação de Messias e teme nova derrota

Até mesmo a base governista tem questionado a possibilidade de o presidente Lula (PT) reenviar o nome de Jorge Messias

  

Câmara aprova nova regra para propaganda política no WhatsApp e SMS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o Projeto de Lei 4822/25, que estabelece novas regras para prestação de

  

Após encontro entre Lula e Trump, EUA e Brasil têm reunião sobre tarifas

O representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou nesta terça-feira (19) que teve uma primeira reunião com o