Trabalhadores baianos são resgatados pela PRF no RS em condições análogas à escravidão

Três trabalhadores procuraram o posto da PRF em Bento Gonçalves/RS para pedir ajuda. Eles informaram que estavam sendo mantidos contra sua vontade em um alojamento e tinham acabado de fugir. Os policiais localizaram o local e acionaram o MTE e a PF para realizar uma operação conjunta no alojamento. As equipes constataram que havia em torno de 240 homens em situação degradante.

Os trabalhadores relataram diversas situações que passavam, tais como atrasos nos pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas de trabalho e alimentos estragados. Também disseram que eram coagidos a permanecer no local sob pena de pagamento de uma multa por quebra do contrato de trabalho.

Esses homens, a maioria proveniente da Bahia, eram recrutados nos seus estados de origem para trabalhar no Rio Grande do Sul. Ao chegar no local, alegam que as condições eram diferentes da prometida pelos recrutadores.

O responsável pelo alojamento, um homem de 45 anos, natural de Valente/BA, foi preso e encaminhado para a Polícia Federal em Caxias do Sul. O MTE irá analisar individualmente os direitos trabalhistas de cada trabalhador para a buscar a devida compensação.

G1.com

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

Entenda em 6 pontos a PEC da Anistia, maior perdão da história a partidos políticos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), incluiu nesta terça-feira (18) na pauta de votações a chamada PEC

 

FAKE NEWS – Prefeitura de Lauro de Freitas tenta se apropriar de obra da gestão de Salvador

A Rua Santa Cecília, que divide o território de Salvador e Lauro de Freitas, se tornou palco de um empasse.

  

Gandu – Prefeito Reúne base aliada e anuncia descompatibilização de Daiana Santana da secretaria de Administração

Na tarde desta terça-feira (04), o prefeito Leonardo Cardoso (Avante), juntamente com seu pai e líder político, Neco Kanguçú, reuniu