Bahia terá dia D de vacinação contra influenza e Covid-19 neste sábado 06

No próximo sábado (06), a Bahia terá o Dia D de vacinação contra influenza e Covid-19. O objetivo da ação é reduzir as taxas de infecções pelos vírus com a ampliação da cobertura vacinal. Os 417 municípios baianos terão postos disponíveis para a imunização.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, chama atenção que a imunização funciona como medida preventiva para ocorrência de doenças evitáveis, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelos vírus. “As duas vacinas que serão oferecidas poderão ser tomadas no mesmo dia. Elas nos protegem de síndromes respiratórias graves”, destaca.

Até o momento, a Bahia tem mais de 580 mil pessoas vacinas contra a influenza, o que representa 10% do público-alvo, e 662 mil com a bivalente contra a Covid-19, que é cerca de 5% do público estimado.

Na campanha contra a influenza, devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

A vacina bivalente contra a Covid-19 estará disponível para todos os indivíduos com 18 anos ou mais, além de pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos, que tenham tomada pelo menos duas doses há no mínimo quatro meses.

O dia D é uma oportunidade adicional para alcançar os grupos mais vulneráveis, àqueles não vacinados, com vacinação incompleta ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas pessoas e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

Cada município divulgará os locais para vacinação, incluindo pontos fixos e postos volantes que disponibilizarão os imunizantes neste dia.

Fonte: Ascom SESAB.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito